sábado, 7 de fevereiro de 2009

Onde tens lançado teu pão?


"Lança o teu pão sobre as águas porque depois de muitos dias o acharás.” (Ec 1,1)

Lançar fala de atirar com força, espalhar, distribuir. Dizem que os egípcios,em época que o Nilo transbordava,lançavam as sementes nas águas, quem não entendia pensava ser desperdício, mas o agricultor sabia o que estava fazendo, pois meses depois, ele teria aquelas sementes de volta, em abundante colheita. Este costume no meio do povo egípcio fora implantado pelos hebreus; na entre safra havia plantações de trigo onde não houvera sido plantado. Colhendo, beneficiando os grãos tornavam-se pães. E quem lançou suas sementes acabava sendo beneficiado por esse processo. Para você, hoje, o significado é este: das tuas sementes lance sobre as águas. Você não sabe o dia de amanhã. Lá na frente quando mais precisar, terá provisão. As águas levarão tua semente e elas brotarão em outros lugares, alguém será beneficiado e você, certamente terá a sua parte.. A lei da semeadura é certa: plantou, colheu! Continuamos a plantar constantemente. Veja o que você está plantando hoje para colher amanhã. E o que você plantou ontem e está colhendo hoje. Se você quer compreensão de outros para a sua vida então, plante compreensão para os atos da vida de outros. Se você reclama falta de amor e companheirismo, talvez, tenha faltado no plantio lá atrás, tais sementes. Plante com atitude de bom senso, com carinho, determinação, sabendo que no futuro bem próximo a colheita virá. Faça o bem e não olhe a quem. Plante que Jesus garante. A bíblia nos diz que devemos diversificar a nossa aplicação, porque não sabemos o que acontecerá amanhã. Como servos do Deus vivo, Ele nos pede para lançar o nosso pão através de algumas ATITUDES que trarão lucro para a nossa vida em todos os sentidos Lançar o teu pão fala de fé. Ninguém lança um pão em um rio e espera tê-lo de volta, isso é uma atitude de fé... Nós vivemos sempre com a idéia de que as coisas estão acabando e que devemos reter o máximo possível. Que não devemos doar, para não nos faltar e que não devemos investir porque não sabemos se vai dar certo. A idéia de que tudo está acabando, tem levado as pessoas a entenderem que devem economizar o máximo, fechar a mão, se proteger. Mas é preciso investir no AMOR, na CARIDADE, no RESPEITO, lançar sobre as águas da vida sementes que produzam frutos saudáveis, frutos que dão sustentação a uma vida abençoada. Devemos tirar de nós a idéia maligna de que só faremos o bem se tivermos algum lucro, se tivermos algum benefício. Se esta idéia estiver no seu coração, você já perdeu a sua benção.
"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás"
A Escritura nos conta a história de Davi e Jônatas. Eles construíram uma amizade sincera, na base da honestidade e compreensão. Jônatas não concordava com as atitudes erradas do seu pai, o rei Saul, por isso defendeu a Davi em várias ocasiões, livrando-o da morte, pois o rei, seu pai queria matá-lo. Mais tarde, após a morte do príncipe Jônatas, quando Davi já era rei, o filho de Jônatas, Mefibosete, aleijado de ambos os pés, vivia isolado e pobre em um lugar distante do reino. Paralítico e longe de sua família ele vivia, até que o rei Davi o descobriu e lhe restituiu a honra, o colocou como um príncipe morando no palácio do rei até o fim dos seus dias. Jônatas lançou o seu pão sobre as águas e nem viu quando o seu filho colheu as bênçãos da sua atitude. Por isso lança a semente do amor e das boas obras sobre as águas da vida e colherá excelentes frutos.
Quando criamos um hábito de oração diária, jejum, leitura da palavra de Deus, pode parecer não estar acontecendo nada,mas no devido tempo, você vai colher o melhor desta terra. Mesmo que você, aparentemente não perceba nada acontecendo a sua volta, ou pareça até que Deus está em silêncio, tenha a certeza que Ele não pára, está trabalhando por você. Tão somente lança teu pão sobre as águas.
Deus te abençoe!


Bela Vista de Minas, 07/01/2009 ♥♥♥ Eliene Lima♥♥♥





2 comentários:

  1. Bacana esta reflexão. E assim mesmo que devemos fazer. A semente de hoje pode ser o pão de amanhã. Portanto nao deixemos de plantar boas sementes para garantirmos o pão nosso de cada dia. E aqui na net tambem e uma forma otima para espalharmos a semente do bem.

    ResponderExcluir
  2. pr joao avelino muito bom DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir